quinta-feira, setembro 28, 2006

Shawn, volta que estás perdoado.



Corria, se não me falha a memória, o ano de 1999, aka o ano em que vi o pior concerto da minha vida.

Quem conseguiu tal proeza? Não, não foram os Happy Mondays. Mas, se bem me lembro, o único concerto que vi dos irmãos Ryder (suponho que em 1999, na Zambujeira do Mar) foi, de facto, como que uma faca a espetar de fininho no meu coraçãozito teenager.
Mau, muito mau é verdade. Nada que no fundo eu já não esperásse tendo em conta o avançado estado de decomposição da banda e dos respectivos membros. Apesar de tudo foi o culminar de uns anos de espera para poder ver uma das minhas bandas preferidas. Logo, o momento conseguiu ter a sua grandeza.
Mas, voltando ao assunto primordial deste flashback sonoro e visual que me abalrroou o pensamento esta manhã, tenho a dizer que os Arab Strap foram, para mim a pior banda alguma vez vista ao vivo. No mesmo malfadado ano de 1999 vi-os 2 vezes, e cada uma pior que a outra: uma na dita Zambujeira e, em Novembro desse ano, no Coliseu do Porto a abrir os Tindersticks que lançavam o Simple Pleasures.
Não há palavras. No primeiro concerto, a piela do Sr. Moffat era tal que mal se lhe entendia aquilo que lhe saía pela boca, supostamente frases compostas com palavras concretas.
Na segunda vez, ouvi alguém dizer nos corredores do Coliseu - " Fogo, eu nem entro. Esse gajo é uma seca!".
Tive pena dos artistas, solidarizei-me com a causa e entrei para lhes dar uma segunda oportunidade, nem que fosse porque tinha mesmo que esperar pelos Tindersticks. Erro.
O tédio comia os corpinhos daqueles meninos que tentavam manter-se de pé no concerto, quase fazendo um favor à assistência.
Eu até lhes achava graça, aos discos e às musiquinhas "ai-triste-sina-a-minha". Mas, ao vivo... não recomendo de todo.
Antes Manchester a Glasgow (com excepção para o b&Ss e para os Camera Osbcura).
E volta Shawn* que estás perdoado!
*S.Ryder- vocalista dos Happy Mondays

2 comentários:

lebredoarrozal disse...

coitadinhos dos arab strap,tb os vi no coliseu, foi concerto muito pobre mas com sotaque escocês, e isso salvou-os (:P)
acho que nada conseguiria salvar o concerto dos happy mondays, foi arrepiantemente mau. nem as maracas do bez salvaram o dia.

ana marta disse...

same time same place :)
então se viste happy mondays também viste os stereolab e os mercury rev, na altura do deserter's song !!! esses sim foram 2 muito bons concertos, trazem-me boas recordações...