terça-feira, março 25, 2008

VOX POP:

Meus caros:

Queria muito saber a vossa opinião acerca de pessoas (que como eu) gostam e ouvem Buraka Som Sistema.
Tendo ouvido várias opiniões negativas acerca da banda, e ao ver desilusão estampada no rosto daqueles aos quais dei a conhecer esta faceta das minhas escolhas sonoras, coloquei-me em causa.
Será que ao figurar esta banda entre aquelas que me fazem abanar a anca ter-me-ei transformado numa pior pessoa?
Deitará o meu prestigiadíssimo bom gosto musical na sarjeta?
Preciso de saber! Preciso da vossa ajuda!

Sempre vossa,

a.m.

7 comentários:

couve-flor. disse...

se te julgarem por causa disso, são totalmente acéfalos [perdoa-me a liberdade].
eu também gosto de abanar a anca a esse [buraka] som [sistema].
n te preocupes, nenhum paul dano irá surgir para te tirar o demónio do corpo. estás bem como estás.
beijo*

ana marta disse...

Obrigada Couve! Quem canta assim não é gago!!! :D
Sinto-me menos sozinha :)

miguel. disse...

eu é mais sistema... :)

ana... disse...

oh marta... o sorriso estampado no meu rosto por saber que não estou sozinha... eu é buraka, eu é som, eu é sistema. haja anca para tanta dança!

Menina Limão disse...

eu gosto de Buraka Som Sistema, mesmo quando me soa foleiro. Gosto, gosto, gosto. E digo em alto e bom som. E não tenho problemas com isso. Borrifo-me para os preconceitos dos outros. A pessoa cujos gostos musicais mais convergem com os meus detesta Buraka, mas não considera o meu gosto pior por apreciá-los e é assim que tem lógica. Além do mais, tens um argumento a teu favor, à parte o facto de demonstrares independência e carácter na gestão dos teus gostos pessoais: uma parte da boa crítica também está do lado dos Buraka. Já provaste que tens bom gosto, não é por uma banda menos consensual que isso muda. Até podia ser a maior piroseira...e daí?

I wanna be Nuno Rogeiro disse...

Caríssima Marta, muitas vezes as correntes de opinião no estrangeiro "obrigam-se" a criar hypes à volta de coisas que até poderão ser boas, mas não tão boas assim. A Inglaterra é um caso flagrantíssimo, lembrando-me assim de uma assentada dos Oasis, Libertines ou Streets.

E como neste país, as coisas fazem-se da pior maneira, foram pegar nuns gajos que fazem uma música digna de vender G3's em segunda em mão numa rua do 6 de Maio ou da Quinta da Princesa. A vontade de abanar a anca provém dos tiros que subconscientemente estás a levar, sempre que o beat ribomba nas colunas da aparelhagem... :p

Proud to be an acéfalo!!!

ana marta disse...

caro super nuno:
sobre hypes: 1) além de serem uma criação que a indústria musical lança de tempos a tempos para vender a todo o custo qualquer coisa - são como as pastilhas rennie, quando estás enjoado da indie folk mandam-te dizer através de uns gajos que escrevem nuns jornais - e são "servos" de umas labels - que agora o trash/ folk/ gipsy/ indie é que é (e ninguém sabe sequer o que é que aquilo quer dizer mas bute lá comprar/sacar que deve ser bom; 2)e em boa verdade nem tudo o que é hype é mau (é como dizer que toda a pop é má ou uma generalização do género).
Há hypes com os quais eu não levo: não posso com radiohead, nem com a bjork, com o revival que se vive agora com os portishead ou mesmo com a moda de Beirut que me enerva um bocado para quem anda a ouvir aqui há uns tempos ... Isto também são hypes... como tudo o que neste momento sai ao kilo e é completamente descaracterizado porque tudo soa a tudo. Nos dias que correm é difícil ser-se bom, verdadeiramente bom e aqui eu defendo que as coisas boas já foram feitas. Agora têm que aparecer gajos que saibam re-criar a matéria prima. Mas também podemos achar tudo isto tão relativo quanto o gosto e o ouvido de cada um de nós. Adiante.
Sobre Buraka: Eu gosto de Buraka como gosto de M.I.A. É um sinal sonoro dos tempos e não é daqueles que eu ache maus. É a influência do suburbio na criação musical, da segregação, das diferenças étnicas... é a Buraca que sai do mapa sem ser sobre o pretexto exclusivo da marginalidade. O acto criativo é isto. Absorver o que nos rodeia e transformá-lo em qualquer coisa que sirva quem nos rodeia, sem sem com tiros (apesar deles estarem lá, na influência)
... sei lá ... gosto e pronto ... e deve ser da minha costela africana da amadora (p.s. mas kizomba para mim é too much ... too african nature)

abraço e não te esqueças que eu também gosto de smiths

- havemos de ter uma conversa sobre isto tudo:D